Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1






 

 

 


A hidroponia, uma técnica aplicada na educação

A hidroponia como recurso interdisciplinar na escola

(Integrado no Projeto “ Horta Pedagógica “)

 

                Diante da necessidade de se criar um clima de motivação e ao mesmo tempo apresentar aos alunos conceitos relevantes, percebemos a possibilidade de se trabalhar de forma interdisciplinar as áreas das Ciências Naturais, Biologia, Química, Física e Matemática, utilizando para isso um laboratório de hidroponia.

      Além do aspecto interdisciplinar, este projeto permite aos alunos vivenciar o plantio de hortaliças e acompanhar suas etapas de desenvolvimento, estimulando a capacidade de observação e o registo científico, enfatizando ainda, a produção com técnicas hidropônicas, suas vantagens e desvantagens, bem como a importância dos alimentos naturais. Ao mesmo tempo, o aluno poderá compreender as conexões das várias áreas do conhecimento, sentindo-se mais atraído pelos conteúdos apresentados.  

 Vamos utilizar o método  NFT (Nutrient Flow Technique) que  significa Técnica de Fluxo Laminar. Nesta técnica, a solução corre pelo perfil numa lâmina fina de líquido para alimentar a planta e retorna ao reservatório. A solução é reaproveitada e ajustada quando necessário. Dispensa o uso de substrato. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter as suas características. Periodicamente é feito uma monitorização de pH e de concentração de nutrientes. Assim, as plantas crescem sob as melhores condições possíveis, sendo essa monitorização feita pelos próprios alunos.

Esta técnica (NFT) tem como objetivo o estudo do cultivo da alface, numa primeira etapa.

          Este sistema de cultivo permite trabalhar diferentes conteúdos como: eletricidade, hidrostática, em Física; nutrição mineral das plantas, anatomia e fisiologia vegetal em Biologia. Em Química iremos trabalhar os temas: funções químicas, soluções, equilíbrio químico, condutividade elétrica da solução nutritiva, concentração e pH.

    Este projeto tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos nesta temática, não tendo qualquer fim  comercial, dado que o controlo de qualidade alimentar não está implementado.

Podem acessar no Facebook a minha página sobre hidroponia:

https://www.facebook.com/aemgahidroponia