Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1






 

 

 


ATIVIDADES - 2014/2015

 

Público Alvo – Alunos das turmas 7º/3ª e 7º/4ª

Duração: Estas atividades caracterizam-se por serem continuadas, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta, os alunos envolvidos continuarão a cuidar da sua horta ao longo da sua permanência na escola, passando depois essa responsabilidade para outros alunos que estejam nos primeiros anos de escolaridade na nossa escola.

 

Objetivo Geral: Sensibilizar e consciencializar os alunos de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

 

Objetivos Específicos:

➢        Despertar o interesse dos alunos para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;

➢         Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;

➢         Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;

➢         Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;

➢         Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;

➢         Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;

➢         Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;

 As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar ervas, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizagem saudável e criativa. Estas atividades irão despertar o interesse do aluno no cuidado com o ambiente.

As atividades na Horta pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Ciências Naturais, Biologia e Geologia. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas e a vida dos insetos.

Essas experiências ao vivo despertam o interesse pelas aulas. Os estudantes pesquisam e debatem mais os assuntos melhorando assim a sua aprendizagem.

As pessoas devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso. Os alunos devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.

As turmas envolvidas no projeto poderão realizar pesquisas sobre:

➢         O solo, o clima e os alimentos;

➢         Os alimentos e o seu valor nutricional;

➢         A importância do solo na reprodução de alimentos;

➢         Os cuidados com a preparação do solo;

➢         Alimentos e seu valor nutricional;

➢         Receitas pesquisadas junto a familiares e outras pessoas da comunidade que contenham os alimentos cultivados na horta;

➢         Atividades relacionadas ao conteúdo programático de cada ano letivo.

Este projeto será iniciado no decorrer das aulas de Ciências Naturais, nos tempos de 45 minutos, em que as turmas estão por turnos. Já foi feita uma primeira abordagem ao tema, tendo havido por parte da maioria dos alunos uma grande aceitação e entusiasmo.

Espinho, 9 de Janeiro de 2015

O Proponente,

  Alberto Caeiro